Integração com a graduação

A verticalização do ensino em Ciência e Tecnologia de Alimentos no Campus da UFES em Alegre, em um primeiro momento impactou diretamente os cursos de graduação em Engenharia de Alimentos e Nutrição, sediados no Campus, pois fez surgir uma nova perspectiva de continuidade da formação. Desse modo, atentos aos quesitos do processo de seleção do Programa, os estudantes de graduação têm despertado para maior participação em projetos de pesquisa, atuação nos Programas de Iniciação Cientifica e participação em eventos científicos. Isso é positivo para preparação dos ingressos no Curso de Mestrado da UFES, bem como, para inserção dos graduados em Engenharia de Alimentos e Nutrição da UFES em outros programas de pós-graduação no Brasil.
Os doze docentes permanentes do PCTA orientam estudantes de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de curso, assim como os docentes colaboradores. Praticamente 100% dos projetos desenvolvidos pelos discentes contam com a colaboração de um estudante de graduação, seja na forma de TCC ou IC, e os mesmos ainda participaram de produções científicas em artigos publicados e trabalhos em congressos, simpósios e outros. Em 2016 houve a participação de 02 alunos de graduação em artigo publicado, 04 trabalhos em anais de evento e 02 apresentações de trabalho em evento.
Outro aspecto de integração foi a atuação dos mestrandos como professores substituto e professores voluntários na condução de disciplinas atendendo a graduandos dos cursos de Engenharia de Alimentos e Nutrição, além de participação como co-orientadores e avaliadores em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Os projetos desenvolvidos pelos docentes do programa, contemplam a participação de estudantes de graduação, desse modo, integrando graduação e pós graduação.
Além disso, os alunos de graduação são sempre convidados à participação dos seminários da pós-graduação, bem como, de palestras proferidas por professores visitantes, simpósios, oficinas que envolvem os docentes do programa.

Estágio de docência: No ano de 2016, 12 (doze) estudantes bolsistas CAPES e FAPES cursaram a disciplina PCTA-2220 Estágio Docência I atuando nas disciplinas dos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos e Nutrição, sendo eles: Clara Suprani Marques, Kátia Silva Maciel, Raphael Canal Maximino, Roberta de Oliveira Bernardes, Sarah Ramos Corrêa (2016/1). E discentes Estágio Docência 2016/2 : Andressa Ladeira Bernardes, Leandro Levate Macedo, Pamela Lemos Cruz, Patrick Pereira dos Santos, Paula Tavares Antunes, Renata Montarrôyos Moreira, Yanne Boaventura Nobre. Todos os discentes atenderam aos requisitos da CAPES e resolução interna do programa.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000