Perguntas frequentes

1) Com é conduzido o processo de seleção?
A seleção constará das seguintes avaliações:
a) Exame de conhecimento em Ciência e Tecnologia de Alimentos, de caráter eliminatório com nota mínima igual a 60% (peso 2); b) Análise do currículo, sendo as notas normalizadas segundo informações do Edital de Seleção (peso 1); e c) Entrevista (peso 1).
Nota: o candidato deverá consultar o Edital de Seleção, uma vez que essas normas poderão ser alterada.
Voltar

2) Como é o exame de conhecimento?
O exame de conhecimento em Ciência e Tecnologia de Alimentos dar-se-á por meio de prova escrita, pondeo conter questões objetivas e/ou discursivas, abrangendo os seguintes temas:

  • Análise de alimentos / bromatologia;
  • Análise sensorial de alimentos;
  • Balanço macroscópico de massa e energia no processamento de alimentos;
  • Conservação de alimentos;
  • Toxicologia de alimentos
  • Estatística básica e experimental;
  • Interpretação de texto técnico em inglês com temática em Ciência e Tecnologia de Alimentos;
  • Microbiologia e higiene de alimentos;
  • Processamento de alimentos;
  • Química e bioquímica de alimentos; e
  • Valor nutricional e funcional de alimentos.

Observações:
1) Não será permitido o uso de dicionário.
2) Não será permitido o uso de calculadora, telefones celulares, tocadores de música ou equipamentos similares.
3) A Bibliografia sugerida está disponível no Edital de Seleção.
Voltar

3) Como é avaliado o currículo e o histórico?
A avaliação do currículo e histórico se dá mediante a concessão de pontos conforme o Edital de Seleção.
Voltar

4) Como é realizada a entrevista?
É realizada pela Comissão de Seleção do programa, no esquema de diálogo sequencial, tendo por temática: o plano de trabalho, a motivação e disponibilidade de tempo, o Curriculum Vitae e questões técnicas.
Voltar

5) Devo ter um projeto para inscrever no Programa?
Você deverá elaborar o Plano de Trabalho, conforme Edital de Seleção.
O principal objetivo do Plano de Trabalho é avaliar a capacidade de expressão do candidato, de forma que este componha parte da nota da Prova da Entrevista.
Voltar

6) Como será indicado o meu orientador?
Depois de obtidas às notas do Exame de conhecimento em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Análise do currículo e da Entrevista, a Comissão de Seleção apresenta ao grupo de orientadores a ordem de classificação dos candidatos que obtiveram nota final superior a 60%.
O Colegiado do PCTA indicará o orientador do candidato, de acordo com a disponibilidade e afinidade do Plano de Trabalho do candidato com a linha de pesquisa do orientador.
Obs.: A ordem de classificação é utilizada para definição da prioridade de concessão de bolsas.
Voltar

7) Como obter bolsa?
No Formulário de Inscrição, conforme determinado no Edital de Seleção, o candidato deverá indicar se necessita de bolsa.
Após a obtenção das notas das Avaliações (Exame de Conhecimento em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Análise do currículo e Entrevista) é calculada a nota final. Então é elaborada a ordem classificação, que será seguida para a distribuição das bolsas concedidas pelas agências de financiamento (CAPES, CNPq, FAPES e outras).

Observações:
1): Candidatos com vínculo empregatício não tem direito a bolsa.
2): Funcionários do governo do Estado do Espírito Santo tem um Programa Especial de concessão de bolsa junto a FAPES.
3) Os candidatos deverão estar atentos aos critérios para distriuição de bolsas, segundo normas das agências de fomento, normas gerais da PRPPG/UFES e normas internas do PCTA/UFES
Voltar

8) Quais são as exigências para obter o título de Mestre (M. Sc. Magister Scientiae) em Ciência e Tecnologia de Alimentos na UFES?
O Curso de Mestrado tem duração de 24 meses, período em que, dentre outras exigências, o estudante deve: (1) cursar 24 créditos, (2) defender o projeto da dissertação, (3) atender as exigências de seminários, (4) comprovar proficiência em língua inglesa e (5) redigir, defender e publicar a dissertação de mestrado conforme normas da Instituição.
Voltar

9)O curso de mestrado exige dedicação exclusiva?
A dedicação exclusiva é exigida para estudantes bolsistas.
Caso não seja bolsista o estudante pode ter vínculo empregatício, mas sua escala de trabalho deve estar adaptada às atividades do Programa (aulas, seminários e condução do projeto de pesquisa).
Voltar

10) O que é aluno especial?
É o estudante que solicita a matrícula em no máximo duas disciplinas do Programa. Caso o estudante seja aprovado nessas disciplinas com Coeficiente de Rendimento maior igual a 2 ele poderá pedir aproveitamento das disciplinas quando for selecionado como aluno regular do programa.
A cada início de semestre segundo a disposição dos professores em ter alunos especiais em suas disciplinas é publicado um edital definindo a relação de disciplinas e os procedimentos para seleção dos estudantes interessados.
Voltar

11)Quais são as diferenças dos cursos de Especialização, Mestrado, Mestrado Profissionalizante e Doutorado?
Todas as modalidades citadas são cursos de pós-graduação, pois são cursadas após a graduação.
Especialização - curso de pós-graduação tipo lato sensu com carga horária ao redor de 360 h.
Mestrado profissionalizante - curso com duração média de dois anos que prepara os estudantes para solução de problemas operacionais de sistemas produtivos. Segue requisitos semelhantes ao mestrado acadêmico.
Mestrado acadêmico - M. Sc. Magister Scientiae são cursos de pós-graduação tipo stricto sensu, com carga horária de aproximadamente de 360 horas e duração de 02 anos ao final do curso o estudante deve elaborar e defender uma dissertação, que está fundamenta em um pesquisa científica conduzida pelo estudante. A defesa da dissertação é avaliada por uma banca constituída de no mínimo três doutores.
Doutorado - D. Sc Doctor Scientiae - são cursos de pós-graduação tipo stricto sensu com carga horária de aproximadamente 720 horas e duração de 4 a 5 anos. Ao final o estudante deve defender uma tese frente uma banca examinadora constituída por doutores. A tese refere-se a condução de uma pesquisa científica de caráter inédito.
Voltar

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000