Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA) da Ufes

  • Ciência de Alimentos, com a descrição da linha: Estudos relacionados a Biotecnologia e Propriedades Físicas, Químicas, Microbiológicas, Enzimáticas, Nutricionais, Funcionais e Sensoriais dos Alimentos.

  • Engenharia e Tecnologia de Alimentos, com a seguinte descrição da linha: Estudos relacionados a Engenharias, Processamento, Desenvolvimento de Novos Produtos, Controle da Qualidade e Tecnologias de Alimentos

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA) tem como objetivo tornar-se um centro de excelência em Ciência e Tecnologia de Alimentos do estado do Espírito Santo, desenvolvendo ações específicas que promovam o desenvolvimento regional e nacional; bem como formar profissionais capacitados, críticos e criativos, promotores das inovações e dos avanços na área de CTA.

São objetivos específicos do PCTA:
a) Desenvolver, aprimorar e difundir conhecimentos técnico-científicos em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atendendo as necessidades locais, regionais, nacionais e internacionais.
b) Qualificar recursos humanos em Ciência e Tecnologia de Alimentos;
c) Capacitar profissionais para atividades de docência, de pesquisa e funções técnicas na área de CTA
d) Propor parcerias com outros Programas de Pós-Graduação da UFES, assim como instituições públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras;
e) Consolidar a política de verticalização de ensino da UFES;
f) Promover a integração da pós-graduação e a graduação, por meio da ação dos discentes do programa em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
g) Contribuir e incentivar a formação e a capacitação de professores e de pesquisadores;

O PCTA possui uma área de concentração Ciência e Tecnologia de Alimentos, sendo que os projetos de dissertação deverão se enquadrar em uma das seguintes linhas de pesquisa:
1) Engenharia e Tecnologia de Alimentos;
Descrição da linha: Estudos relacionados a Engenharias, Processamento, Desenvolvimento de Novos Produtos, Controle da Qualidade e Tecnologias de Alimentos.
2) Ciência de Alimentos
Descrição da linha: Estudos relacionados a Biotecnologia e Propriedades Físicas, Químicas, Microbiológicas, Enzimáticas, Nutricionais, Funcionais e Sensoriais dos Alimentos.

O Curso de Mestrado tem duração de 24 meses, período em que, dentre outras exigências, o estudante deve: (1) cursar 24 créditos, (2) defender o projeto da dissertação, (3) atender as exigências de seminários, (4) comprovar proficiência em língua inglesa e (5) redigir, defender e publicar a dissertação conforme normas da Instituição.

O programa tem sua sede em Alegre-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desde 2011 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa já formou 71 mestres e conta com 30 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000