Estudo de caso de cervejarias artesanais do Estado do Espírito Santo:
diagnóstico do processo produtivo e perfil dos consumidores.

Nome: CRISTINA BOLLIS CAMPAGNARO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/08/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JOEL CAMILO SOUZA CARNEIRO Co-orientador
RAQUEL VIEIRA DE CARVALHO Orientador
SUZANA MARIA DELLA LUCIA Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GUILHERME LORENCINI SCHUINA Examinador Externo
MARIA EMÍLIA RODRIGUES VALENTE Suplente Externo
RAQUEL VIEIRA DE CARVALHO Orientador
SUZANA MARIA DELLA LUCIA Examinador Interno
TARCISIO LIMA FILHO Suplente Interno

Resumo: Com o crescimento sólido do mercado cervejeiro nacional, no final de 2019, um total de 1.209 cervejarias foram legalmente instaladas e registradas no Brasil, onde o estado do Espírito Santo merece destaque por apresentar uma faixa de 77% de crescimento. Uma cervejaria artesanal tem sido caracterizada por ser de pequeno porte, independente e tradicional e é reconhecida por produzir cervejas com aromas e sabores mais evidentes. Pesquisas realizadas em alguns estados brasileiros mostram que as experiências de novos sabores, a busca por produtos de qualidade e a propensão por produtos artesanais vêm modificando os hábitos, preferências e comportamento de compra dos consumidores. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo coletar informações sobre a cadeia produtiva de cervejarias artesanais no estado do Espírito Santo e identificar o perfil dos consumidores de cerveja artesanal, avaliando os fatores que influenciam o seu consumo. As informações foram coletadas por meio da aplicação de questionários estruturados e os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. No estudo realizado com as cervejarias artesanais, verificou-se que todos os participantes estão de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Essas cervejarias mostraram-se exigentes quanto à qualidade da cerveja que produzem e garantem seus processos por meio da utilização de bons insumos, cumprimento das receitas propostas, controle das variáveis de produção e com o atendimento às boas práticas de fabricação de alimentos. Os resultados obtidos na pesquisa realizada com os consumidores de cerveja artesanal do Espírito Santo, evidenciaram um aumento no interesse pelas cervejas artesanais e comprovaram a tendência de crescimento desse mercado no estado. A maioria dos consumidores são do sexo masculino, com escolaridade e renda mais atraentes para o mercado, que possui preços mais elevados quando comparado com o das cervejas de grandes cervejarias, contudo, o público feminino também vem ganhando espaço nesse setor. Foi possível identificar que, o estilo de cerveja Pale Ale é o preferido e que o consumo é feito uma vez na semana pela maioria, em suas próprias residências. Os atributos que os consumidores consideram mais importantes no momento da compra são o estilo e o preço da cerveja, onde o preço foi considerado o fator que mais limita o aumento do consumo de cerveja artesanal. Essas relações podem auxiliar os fabricantes na identificação de pontos que influenciam na escolha e consumo e, além disso, tais informações podem ser usadas para o desenvolvimento de ações de forma a despertar o interesse e atender às expectativas de públicos diferenciados.

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